Releases

Nave espacial Starliner, da Boeing, completa lançamento bem-sucedido

  • Este é o primeiro lançamento tripulado da Starliner para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
  • A chegada à ISS e o acoplamento estão programados para ocorrer no dia 6 de junho.
Boeing's CST-100 Starliner launches atop a United Launch Alliance Atlas V rocket on the Crew Flight Test at 10:52 a.m. Eastern time on Wednesday, June 5, from Cape Canaveral Space Force Station in Florida. (Photo credit: Boeing/ Joey Jetton)

Cabo Canaveral, Flórida, 5 de junho de 2024 — Os astronautas da NASA Barry “Butch” Wilmore e Sunita “Suni” Williams se tornaram as primeiras pessoas a entrar em órbita a bordo da nave espacial Starliner, da Boeing. Decolando da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral às 10:52 no horário local e embarcando em um voo de 25 horas até a Estação Espacial Internacional. O lançamento marca o início dos voos de testes tripulados da NASA-Boeing Starliner.

“Este voo de teste tripulado representa o início de uma nova era de exploração espacial, com os astronautas Wilmore e Williams testando a nave espacial Starliner da Boeing rumo à Estação Espacial Internacional”, disse Ted Colbert, presidente e CEO da Boeing Defense, Space & Security. “Este é um ótimo começo. Estamos ansiosos para levar os astronautas em segurança para a estação espacial e trazê-los de volta para casa.”

Wilmore e Williams também são os primeiros a serem lançados em um foguete Atlas V e estão experimentando a microgravidade em sua jornada até a estação espacial. Eles vão realizar uma série de testes durante o voo, incluindo o comando manual da nave espacial Starliner.

Além dos dois astronautas, a Starliner transporta cerca de 345 kg de carga. Depois de acoplarem a nave espacial à ISS, Wilmore e Williams passarão cerca de uma semana na estação antes de retornarem à Terra. Após a realização bem-sucedida do voo de teste, a Boeing e a NASA seguirão trabalhando para certificar a Starliner para missões operacionais de longa duração na ISS.

Para mais informações sobre a Starliner, visite www.boeing.com/starliner. Veja as atualizações sobre a missão no X @BoeingSpace e no site www.starlinerupdates.com.

###

A Boeing é uma empresa aeroespacial líder global que desenvolve, fabrica e realiza serviços em aeronaves comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países. Como uma das principais exportadoras dos Estados Unidos, a empresa usa os talentos da sua base de fornecedores globais para promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto nas comunidades. Sua equipe diversificada está comprometida com inovações para o futuro, liderando com sustentabilidade e cultivando uma cultura baseada em seus valores centrais de segurança, qualidade e integridade. Junte-se à nossa equipe e encontre seu objetivo em https://jobs.boeing.com/boeing-in-brazil.

Contato

Talita Mônaco
LLYC
Tel: +55 11 98942 4946
tmonaco@llorenteycuenca.com

Nicolás Morell
Boeing
+55 12 98811-2409
nicolas.a.morell@boeing.com