- A NASA, a Boeing e os outros parceiros envolvidos na iniciativa têm o objetivo de reduzir o uso de combustível e as emissões de aviões de corredor único em até 30%.
- Avanços em tecnologias sustentáveis são fundamentais para atingir a meta da aviação civil de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050.
Arlington, Virgínia, 18 de janeiro de 2023 - A Boeing foi selecionada pela NASA para liderar o desenvolvimento e os voos teste de um avião de demonstração Transonic Truss-Braced Wing (TTBW) de grande escala.
As tecnologias apresentadas e testadas como parte do programa de Demonstração de Voo Sustentável (SFD, na sigla em inglês) serão usadas em futuros projetos, podendo trazer avanços na aerodinâmica e ganhos de eficiência do combustível.
Quando combinado aos avanços esperados nos sistemas de propulsão, materiais e arquitetura de sistemas, um avião de corredor único com configuração TTBW pode reduzir o consumo de combustível e as emissões em até 30% em relação aos aviões de corredor único mais eficientes atualmente, dependendo da missão. O programa SFD visa promover o compromisso do setor da aviação civil de atingir zero emissão líquida de carbono até 2050, além das metas estabelecidas no Plano de Ação Climática da Aviação dos Estados Unidos, divulgado pela Casa Branca.