“Criamos o Cascade para que seja uma ferramenta do setor, criando um modelo em comum para a aviação, energia, finanças e políticas”, disse Chris Raymond, Chief Sustainability Officer da Boeing. “Ao colocar os dados em primeiro lugar e compartilhar este modelo com o público, permitimos a colaboração, o feedback e o alinhamento entre o setor, o governo e outros grupos que trabalham juntos para que o futuro aeroespacial seja mais sustentável”.
os principais resultados das avaliações do Cascade incluem:
- A jornada para alcançar zero emissão líquida depende da transição energética geral. Seja usando combustível sustentável de aviação (SAF), hidrogênio ou eletricidade, a energia e as emissões associadas à produção, distribuição e armazenamento de combustíveis devem ser minimizadas para alcançar o resultado mais sustentável.
- O SAF terá o maior impacto na redução das emissões de carbono porque pode ser usado em aeronaves comerciais que voam hoje – tanto as novas quanto as mais antigas. Como muitas aeronaves em operação hoje devem continuar em serviço até ou além da década de 2040, é fundamental reduzir suas emissões utilizando SAF.
- Mesmo com o surgimento nas próximas décadas de aeronaves elétricas e potencialmente movidas a hidrogênio, sua contribuição para a redução das emissões provavelmente será limitada até 2050 devido aos longos prazos de desenvolvimento e implantação e à magnitude das mudanças em infraestruturas de aeroportos e nas próprias aeronaves.
- A renovação das frotas com aeronaves de ponta e de baixo consumo de combustível reduzirá significativamente as emissões nos próximos anos.
“O Cascade ajuda as companhias aéreas, os parceiros do setor e os formuladores de políticas a ver quando, onde e como diferentes fontes de combustível afetam suas metas de sustentabilidade”, disse Neil Titchener, líder do programa Cascade. “Nosso setor tem grandes desafios pela frente, pois teremos que fazer escolhas difíceis. A ferramenta pode ser o ponto de partida para a conversa sobre como cada caminho de descarbonização pode nos ajudar a ter um futuro mais sustentável.”
A Boeing lançou o Cascade em seu primeiro Sustainable Aerospace Together Forum, uma conferência que reúne líderes da aviação comercial, de governos e setores de energia e financeiro. O evento foi transmitido pelo FT Live e as sessões gravadas serão disponibilizadas após o evento.
A Boeing também apresentou o Cascade User Community, um grupo de trabalho que fornecerá feedback sobre novos recursos, funcionalidades e interfaces de programação de aplicativos. Seus membros fundadores são IATA, NASA, Aviation Impact Accelerator da Universidade de Cambridge e o Laboratório de Aviação e Meio Ambiente do MIT.
“A Cascade User Community vai garantir que a ferramenta e as fontes de dados continuem recebendo feedback e evoluindo para discussões embasadas e eficazes para alcançar zero emissão líquida até 2050”, disse Raymond.
Além de hospedar a ferramenta Cascade, o site Sustainable Aerospace Together apresenta recursos e informações sobre os caminhos da aviação para a descarbonização. Experimente a ferramenta Cascade em www.sustainabilitytogether.aero.
# # #
A Boeing é uma empresa aeroespacial líder global responsável pelo desenvolvimento e fabricação de aeronaves comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes de mais de 150 países. Também é prestadora de serviços de manutenção e considerada uma das principais exportadoras dos Estados Unidos. A Boeing usa sua base de fornecedores globais para promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto nas comunidades. Sua equipe diversificada está comprometida com inovações no futuro e seus valores base de segurança, qualidade e integridade. Veja mais em www.boeing.com.br.