“Temos um longo histórico de trabalho com a Boeing para o avanço da indústria nos âmbitos da tecnologia, segurança e eficiência de combustível”, disse Diana Birkett Rakow, vice-presidente de relações públicas e sustentabilidade da Alaska Airlines. “A Alaska Airlines voa para algumas das regiões mais bonitas e geograficamente diversas do mundo e estamos empenhados em encontrar maneiras de reduzir os impactos climáticos em nossa rede. Este trabalho com a Boeing para acelerar a inovação por meio do programa ecoDemonstrator nos permite contribuir para um futuro mais sustentável para toda a comunidade”.
Desde 2012, o programa ecoDemonstrator acelera a inovação. Cerca de 200 tecnologias promissoras já foram levadas dos laboratórios para testes no ar, com o objetivo de enfrentar os desafios da indústria da aviação e melhorar a experiência do passageiro.
“A Boeing está empenhada em melhorar, continuamente, a segurança aérea e a performance ambiental de nossos produtos”, afirmou Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “Estamos orgulhosos de colaborar neste ano com a Alaska Airlines e outros parceiros ao redor do mundo para tornar os voos mais sustentáveis.”
Em cinco meses de testes de voo do ecoDemonstrator, a Boeing e a Alaska trabalharão com outros nove parceiros para testar novas tecnologias. Após a conclusão dos testes, o avião será configurado para o serviço de passageiros e entregue à companhia aérea. As tecnologias do programa incluem:
- Testar um novo agente extintor de incêndio para aeronaves, que reduz significativamente os efeitos na camada de ozônio. Este material tem como objetivo substituir o Halon 1301, que não é mais produzido.
- Colaborar com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA para medir os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera, apoiando a modelagem climática e previsões de longo prazo da agência.
- Avaliar conceitos de revestimento acústico dentro da nacela do motor que podem reduzir o ruído nos motores atuais e servirão como base os projetos de modelos de próxima geração.
- Reciclar material de compósito de carbono da produção de asas do Boeing 777X em um painel da parede lateral da cabine. Este material leve e durável reduziria o uso de combustível e as emissões de carbono, além de reforçar os objetivos da Boeing de fabricação sustentável.
Os aviões atuais e futuros da Boeing utilizam uma série de tecnologias avaliadas em testes anteriores do ecoDemonstrator, como:
- Winglets de tecnologia avançada na família 737 MAX que reduzem o uso de combustível e as emissões.
- Aplicativos para iPad que fornecem informações sobre o clima em tempo real e outros dados aos pilotos, melhorando a eficiência do combustível e reduzindo as emissões de CO2. Esses aplicativos complementam os serviços de análise digital que a Boeing oferece para ajudar as companhias aéreas a otimizar a utilização da frota.
- Um sistema de câmera no novo 777X que aumentará a segurança, ajudando os pilotos a evitar obstáculos no solo.
“A Boeing em 2020 enfatizou ainda mais a sustentabilidade para se alinhar às prioridades de nossos públicos de interesse e de nosso negócio, bem como aos nossos valores”, disse Chris Raymond, diretor de sustentabilidade da Boeing. “Por meio de nossa colaboração com parceiros da indústria, o programa ecoDemonstrator é um grande exemplo de nosso compromisso em trabalhar juntos para tornar o voo mais seguro e sustentável para as gerações atuais e futuras.”
Os voos de teste do ecoDemonstrator são realizados com uma mistura de combustível de aviação sustentável (Sustainable Aviation Fuel, SAF, na sigla em inglês) e à base de petróleo. Usado de forma regular atualmente, o SAF reduz as emissões de CO2 do ciclo de vida em até 80% e oferece o maior e mais imediato potencial para diminuir as emissões nos próximos 20 a 30 anos em todos os mercados de aviação comercial.
Em janeiro deste ano, a Boeing se comprometeu a garantir que seus aviões comerciais sejam capazes e certificados para voar com 100% de SAF até 2030. A empresa também planeja trabalhar com as autoridades regulatórias e toda a indústria para aumentar o atual limite de mistura de 50% para uso ampliado dos combustíveis sustentáveis de aviação. O cargueiro ecoDemonstrator 777 da Boeing de 2018 fez história como o primeiro avião comercial do mundo a voar com combustível 100% sustentável.
Saiba mais em boeing.com/ecodemonstrator.
Sobre a Boeing
A Boeing é a maior empresa aeroespacial do mundo e fornecedora líder de aviões comerciais, sistemas de defesa, espacial e segurança, e serviços globais. Como uma das principais exportadoras dos EUA, a empresa oferece suporte a clientes comerciais e governamentais em mais de 150 países. Com base em um legado de liderança aeroespacial, a Boeing continua a ser líder em tecnologia e inovação, atendendo seus clientes e investindo em seu pessoal e no crescimento futuro.
Sobre a Alaska Airlines
A Alaska Airlines e seus parceiros regionais atendem a mais de 120 destinos nos Estados Unidos e no México, Canadá e Costa Rica. A companhia aérea enfatiza o Next-Level Care para seus passageiros, juntamente com o fornecimento de tarifas baixas, atendimento ao cliente premiado e esforços de sustentabilidade. Em 31 de março de 2021, a Alaska se tornou o 14º membro da oneworld. Com a aliança global e os parceiros adicionais da Alaska Airlines, os passageiros podem viajar para mais de mil destinos em mais de 20 companhias aéreas, enquanto ganham e resgatam milhas em voos para locais ao redor do mundo. Saiba mais em newsroom.alaskaair.com e blog.alaskaair.com.