"O Inova Educação é uma das mudanças mais significativas para estudantes e professores da rede estadual. Temos demandas complexas sobre aprendizagem e, para superá-las, trabalhamos as habilidades socioemocionais de forma mais efetiva, equilibrando-as com as competências cognitivas. Será um salto no processo de aprendizagem dos estudantes", afirmou o Secretário Haroldo Rocha.
O Instituto Ayrton Senna é um dos parceiros da Secretaria de Educação na elaboração do Inova Educação, oferecendo evidências e contribuindo para construção de metodologias, formação de professores e gestores, desenvolvimento de conteúdos e materiais de apoio para professores e alunos.
"As competências cognitivas, como leitura, escrita e cálculo, são, hoje, linha de largada para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos, e não são mais a linha de chegada. Os jovens vão precisar de mais do que isso, e a escola precisa oferecer a oportunidade do desenvolvimento socioemocional", afirmou a presidente do Instituto Ayrton, Viviane Senna. "O Inova Educação tem, portanto, um papel fundamental nessa missão de conectar a escola à realidade do século 21", complementou.
Já a Boeing, que desde 2012 apoia projetos educacionais no Brasil com foco em educação integral e nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), participa do prêmio oferecendo expertise em iniciativas voltadas para o ensino de STEM e com um aporte financeiro ao Instituto Ayrton Senna.
"A Boeing acredita que uma educação que olha hoje para jovens e crianças como os líderes de amanhã é o caminho para criar uma geração comprometida com o futuro do Brasil", disse Marc Allen, vice-presidente da Boeing e presidente da Parceria com a Embraer. "Temos orgulho de ampliar nossa parceira com o Instituto Ayrton Senna colaborando com o Inova Educação", completou.