Executive Biography of Dr. Brendan Nelson

Vice-Presidente Sênior & Presidente, Boeing Global

Dr. Brendan Nelson

Vice-Presidente Sênior & Presidente, Boeing Global

Dr. Brendan Nelson assumiu os cargos de vice-presidente sênior da The Boeing Company e presidente da Boeing Global em 12 de janeiro de 2023, além de ser membro do Conselho Executivo da empresa.

Nelson é responsável pela estratégia global da empresa e pelas operações corporativas fora dos Estados Unidos, supervisionando 20 escritórios regionais nos principais mercados globais. Suas responsabilidades incluem desenvolver as iniciativas de crescimento e produtividade da empresa fora dos Estados Unidos, desenvolver novos negócios e parcerias industriais, supervisionar assuntos internacionais, aumentar a presença local da Boeing e fornecer suporte funcional global.

Nelson ingressou na Boeing em fevereiro de 2020 e foi presidente da Boeing Austrália, Nova Zelândia e Pacífico Sul. Foi líder sênior da empresa na região da Oceania e presidente do conselho da Boeing Australia Holdings. Nessa função, Nelson coordenou todas as atividades da Boeing, liderou as relações com o governo e conduziu a implementação da estratégia da Boeing para aumentar sua presença local e expandir os negócios. Atuou simultaneamente como presidente da Câmara Americana de Comércio (AmCham) na Austrália e como presidente do conselho do Australian War Memorial.

Antes de ingressar na Boeing, Nelson atuou como diretor do Australian War Memorial por sete anos e, antes disso, foi embaixador da Austrália na Bélgica, em Luxemburgo, na União Europeia e na OTAN de 2010 a 2012. De 1996 a 2009, foi membro do parlamento australiano, também atuando como Ministro da Educação, Ciência e Treinamento (2001-2006). Depois, foi nomeado Ministro da Defesa da Austrália em 2006, quando as tropas foram enviadas para o Iraque, Afeganistão, Timor Leste e Ilhas Salomão. Ele também supervisionou aquisições de grande porte como Ministro da Defesa, incluindo navios, helicópteros e caças. Foi eleito líder do Partido Liberal da Austrália e da Oposição Federal de 2007 a 2008.

Formado em medicina, no início de sua carreira, Nelson foi eleito Presidente Nacional da Associação Médica Australiana (AMA), tornando-se a pessoa mais jovem a ocupar esse cargo. Além disso, recebeu a mais alta honraria da AMA, a Medalha de Ouro por “Serviços Distintos à Medicina e Humanidade” em 1995. Em reconhecimento ao seu compromisso com a saúde pública, foi premiado com uma bolsa honorária do Royal Australasian College of Physicians. Nelson também foi nomeado Oficial da Ordem da Austrália (AO) em janeiro de 2016 por seus serviços à comunidade e no parlamento da Austrália e por sua diplomacia e liderança cultural.

Nelson é bacharel em medicina e cirurgia pela Flinders University, localizada na Austrália Meridional. Ele concluiu três doutorados honorários: um pela Flinders University (2011), um pela Australian National University (2017) e um pela University of South Australia (2019). Ele é membro da Royal Society of New South Wales (2017), membro honorário vitalício da Returned and Services League of Australia (2018), membro honorário do Australian College of Nursing (2021), membro do Australian War Memorial (2021) e possui o reconhecimento Rotary Paul Harris Fellow (2001). Também é cidadão honorário da cidade belga de Ieper/Ypres (2018) e foi nomeado Comandante da Ordem da Coroa da Bélgica (2021) por seus serviços ao povo belga.