Mais conforto no céu

Se por um lado, fazer as malas e partir para a viagem dos sonhos é motivo de felicidade para a maioria das pessoas, o processo de embarque e deslocamento entre o ponto de origem e o destino final pode ser um tanto quanto desconfortável para grande parte dos passageiros.

De fileiras e assentos apertados a lavabos com alta atividade durante o voo, as principais queixas de viajantes em diferentes partes do mundo vêm sendo endereçadas uma a uma a fim de melhorar a experiência de voo.

Confira algumas das principais inovações estudadas por engenheiros da Boeing e outras que, fruto de extenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento, já equipam modelos de aeronaves mais modernas.

787 Dreamliner: mais espaço e menor exposição aos efeitos do jet lag

Considerada uma das aeronaves mais modernas da aviação comercial, o Boeing 787 Dreamliner tem em sua configuração características que só foram possíveis devido a uma série de pesquisas e estudos junto a companhias aéreas e passageiros.

Como uma de suas principais inovações, a aeronave conta com janelas maiores que as encontradas em aviões convencionais, o que aumenta a percepção de espaço dentro da cabine e reduz a sensação de confinamento. As janelas também são dotadas de um mecanismo único que permite ao passageiro regular o nível de luminosidade em seu assento, diminuindo o desconforto causado pela luz do sol.

O modelo possui luzes de LED que são reguladas de acordo com o tempo de voo e fuso horário do local de destino, sendo um ponto crucial no processo de adaptação do passageiro ao cruzar diferentes longitudes. Por exemplo, a iluminação no interior da aeronave pode simular a irradiação de luz típica da manhã ou da noite, a fim que o organismo do passageiro de adeque mais facilmente ao horário de seu destino final.

Já os compartimentos de bagagem foram projetados para aumentar a distância dos assentos. Apesar de ser somente um detalhe, a mudança altera por completo a percepção de espaço no interior da aeronave, visto que a ausência de objetos acima da cabeça do passageiro cria um efeito psicológico de amplitude.

Banheiro auto-limpante

Uma das principais inovações atualmente em estudo por engenheiros da Boeing é o protótipo de um lavabo auto-limpante, capaz de desinfetar todas as superfícies da cabine em apenas três segundos após cada utilização. Baseada na radiação ultravioleta (UV), a inovação dispensa o uso das mãos e promete matar até 99,99% dos germes presentes na cabine do banheiro, também auxiliando na prevenção de odores. Outros estudos ainda precisam ser conduzidos antes que a tecnologia possa ser oferecida a clientes comerciais.

vCabin

Outra inovação atualmente em fase de pesquisa no Centro de Desenvolvimento de Produtos em Aeronaves Comerciais da Boeing em Everett, nos Estados Unidos, é o protótipo de um aplicativo que oferece a possibilidade de interação entre passageiros, tripulação e aeronave por meio de smartphones e outros dispositivos móveis.

Imagine, por exemplo, saber de antemão na tela de seu celular se o lavatório está livre ou conseguir pedir refeições e bebidas apenas acionando controles em seu celular. Essas são algumas das inovações atualmente testadas pela Boeing dentro de uma réplica de cabine de avião equipada com sensores de alta tecnologia: a vCabin.

A inovação ainda trará benefícios únicos à tripulação, que poderá, por exemplo, usar a tecnologia para monitorar os sistemas de cabine durante o voo e certificar que tudo está funcionando no mais alto nível.