• Boeing compra 7,5 milhões de litros de combustível sustentável de aviação para suas operações comerciais

    • A EPIC Fuels fornecerá uma mistura de combustíveis com componente SAF produzido a partir de resíduos agrícolas não comestíveis para produção, teste, aeronave Dreamlifter e voos de entrega.

    • Esta é a maior compra de SAF até o momento, reforçando o compromisso da Boeing com SAF como a maneira mais imediata de descarbonizar a aviação.

    SEATTLE,  7 de fevereiro de 2022 - A Boeing anunciou hoje um acordo com a EPIC Fuels para a compra de dois milhões de galões (7,5 milhões de litros) de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) misturado para uso em suas aeronaves comerciais nos estados de Washington e Carolina do Sul até 2022. Esta é a maior aquisição de SAF de uma empresa de aviação, reforçando o compromisso da Boeing com a descarbonização no setor aeroespacial.

    “O SAF é uma solução segura, comprovada e imediata que ajudará a alcançar o compromisso de longo prazo do nosso setor de atingir zero emissão de carbono até 2050”, disse Sheila Remes, Vice-Presidente de Sustentabilidade Ambiental da Boeing. “A Boeing é pioneira em tornar os combustíveis sustentáveis de aviação uma realidade. Por meio deste acordo, reduziremos nossa pegada de carbono e teremos SAF disponível para entregar aos clientes, e também para as nossas próprias operações.”

    O combustível de aviação produzido de forma sustentável, que reduz as emissões de CO2 em até 80% ao longo do ciclo de vida do combustível e com potencial para chegar a 100% no futuro, é amplamente reconhecido por oferecer a opção mais imediata e com maior potencial para descarbonizar a aviação nos próximos 20 a 30 anos. Feito a partir de diversas matérias-primas, o combustível sustentável de aviação é certificado para uso comercial e pode ser misturado ao combustível de aviação tradicional sem exigir modificações nas aeronaves, motores ou infraestrutura de abastecimento. Há cerca de um ano, a Boeing se comprometeu a entregar suas aeronaves comerciais capazes e certificados para voar com 100% SAF até 2030.

    O contrato com a EPIC Fuels inclui um produto SAF feito de resíduos agrícolas não comestíveis, que mistura 30% de SAF puro com 70% de combustível de aviação convencional. A compra permitirá um uso mais amplo de SAF para produção comercial, teste, balsa, aeronave Dreamlifter e voos de clientes da Boeing nas instalações em Everett, Renton e Seattle, no estado de Washington, e em North Charleston, no estado da Carolina do Sul. A EPIC Fuels também continuará fornecendo misturas personalizadas de 50/50% até 100% SAF para o programa ecoDemonstrator da Boeing, que acelera a inovação com testes no ar de tecnologias promissoras desenvolvidas em laboratório para resolver os desafios do mundo real enfrentados por companhias aéreas e passageiros. Atualmente, a mistura 50/50 de SAF com combustível de aviação convencional está aprovada para uso em voos comerciais.

    “Nosso foco em gestão ambiental e segurança é bem conhecido no setor,” disse Kyle O’Leary, VP e COO da EPIC Fuels, fornecedor de combustível de aviação independente, com operações nos Estados Unidos e Canadá. “A EPIC e a Boeing são parceiras há décadas e estamos honrados em fazer parte desta aquisição. Juntas, as duas empresas tornam a sustentabilidade mais acessível aos seus clientes.”

    A aquisição de SAF faz parte da liderança e do investimento de longo prazo da Boeing no setor para desenvolver o combustível em todo o mundo, em parceria com companhias aéreas, empresas de combustível, governos e instituições de pesquisa para expandir seu fornecimento e reduzir seu custo. A Boeing iniciou os voos de teste com SAF em 2008, ajudou a obter aprovação para uso comercial em 2011 e permitiu voos de entrega de aeronaves com o combustível a partir de 2012. O programa ecoDemonstrator da Boeing de 2018 realizou o primeiro voo de teste de aeronave comercial com 100% SAF da indústria em um 777 cargueiro em parceria com a FedEx. Em 2019, a Boeing começou a oferecer aos clientes a opção de realizar voos de entrega comerciais com o combustível para reforçar seu compromisso com a redução de CO2 e estimular ainda mais o uso de alternativas mais limpos.

    Como empresa aeroespacial líder global, a Boeing desenvolve, fabrica e presta serviços de manutenção de aeronaves comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes localizados em mais de 150 países. Como um dos principais exportadores dos Estados Unidos, a empresa usa sua base de fornecedores globais para promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto nas comunidades. A equipe diversificada da Boeing está comprometida com inovações no futuro e seus valores centrais de segurança, qualidade e integridade. Veja mais em www.boeing.com.br.