• Boeing adiciona frente para conversão de cargueiros 737-800BCF na América Latina para atender forte demanda global

    • A empresa costa-riquenha COOPESA, fornecedora de serviços aeronáuticos de MRO abrirá duas linhas de conversão do 737-800BCF em 2022, representando as primeiras linhas na América Latina
    • O líder de mercado 737-800BCF agora tem mais de 180 encomendas e compromissos de compra

    Seattle,  05 de maio de 2021 - À medida que os mercados de comércio expresso e eletrônico continuam a estimular uma forte demanda por produção e conversão de cargueiros, a Boeing anunciou hoje uma nova parceria com uma fornecedora de manutenção, reparos e revisão (MRO, na sigla em inglês), com sede na Costa Rica, para aumentar a capacidade de conversão para o 737-800 Boeing Converted Freighter.

    A Boeing abrirá duas linhas de conversão do 737-800BCF com a Cooperativa Autogestionaria de Servicios Aeroindustriales (COOPESA) em Alajuela, na Costa Rica. A expectativa é que a primeira das novas linhas de conversão seja inaugurada no início de 2022, com a segunda prevista para o final do mesmo ano. A fabricante prevê que 1.500 conversões de cargueiros serão necessárias nos próximos 20 anos para atender à crescente demanda por este tipo de aeronave. Destas, 1.080 serão conversões de fuselagem padrão, com quase 30% dessa demanda vindo da América do Norte e América Latina.

    “A COOPESA demonstrou a expertise técnica e o compromisso com a qualidade e execução necessários para nos ajudar a atender à crescente demanda dos clientes pelo 737-800BCF, inclusive nas Américas”, disse Jens Steinhagen, diretor de conversões de cargueiros da Boeing. “Temos o prazer de contar com a COOPESA em nossa equipe de parceiros de MRO. Juntos entregaremos o cargueiro convertido líder de mercado para clientes em todo o mundo”.

    “Estamos honrados que a Boeing tenha escolhido a COOPESA como um parceiro estratégico para fornecer serviços de conversão para o 737-800BCF”, disse Kenneth Waugh, CEO da COOPESA. “Esperamos ajudar a Boeing a atender à demanda do mercado com a qualidade técnica e mão de obra qualificada — características da COOPESA em seus 58 anos de operação.”

    No momento, a Boeing converte aviões de passageiros 737-800 em cargueiros em três localidades: Boeing Shanghai Aviation Services (BSAS) em Xangai, China; Guangzhou Aircraft Maintenance Engineering Company Limited (GAMECO) em Guangzhou, China; e Taikoo (Shandong) Aircraft Engineering Co., Ltd. (STAECO) em Jinan, China.

    Até o momento, o 737-800BCF recebeu mais de 180 encomendas e compromissos de compra de 15 clientes em quatro continentes. Em março, a Boeing voltou a entregar o 50º 737-800BCF, desde que iniciou suas operações em 2018.

    Saiba mais sobre o 737-800BCF e a família completa do Boeing Freighter aqui.

    Como empresa líder mundial do setor aeroespacial, a Boeing desenvolve, fabrica e realiza serviços para aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas de segurança para clientes em mais de 150 países. Uma das principais exportadoras dos EUA, a empresa trabalha com uma base global de fornecedores para promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto na comunidade. A equipe diversa da Boeing está comprometida em inovar para o futuro e viver os valores essenciais da empresa, de segurança, qualidade e integridade. Saiba mais em www.boeing.com.br.

    A COOPESA é uma empresa de MRO de fuselagem certificada pela FAA e EASA que atende companhias aéreas nas Américas e empresas globais de leasing, com equipes técnicas altamente qualificadas lideradas por profissionais da aviação com ampla e comprovada experiência em manutenção de aeronaves comerciais. Os recursos da COOPESA incluem manutenção pesada, modificações de interiores e aviônica, pintura e conversões de passageiros para cargueiros.