Donna Hrinak

Vice-Presidente, Boeing Internacional
Presidente, Boeing América Latina

Donna Hrinak foi nomeada presidente da Boeing no Brasil em outubro de 2011 e presidente da Boeing para a América Latina em novembro de 2014. Ela é responsável pelo desenvolvimento e implementação das estratégias de negócio da empresa na região e lidera atividades da empresa, incluindo relações governamentais, identificação de oportunidades de novos negócios e emergentes, liderança de programas de cidadania corporativa e reforço do relacionamento da empresa com clientes e parceiros.

Donna Hrinak lidera, também, as estratégias da empresa para identificação de oportunidades e crescimento no mercado latino-americano. Ela está baseada em Miami e se reporta a Marc Allen, presidente da Boeing Internacional e vice-presidente senior de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios.

Antes de ocupar este cargo, Donna Hrinak foi vice-presidente Global de Políticas Públicas & Assuntos Governamentais da PepsiCo, Inc. Ela chegou à PepsiCo em 2008, vinda da Kraft Foods onde foi diretora de Assuntos Corporativos para a América Latina e a União Europeia.

Antes de entrar para o setor privado, Hrinak foi oficial de carreira no serviço diplomático dos Estados Unidos. Ela foi embaixadora dos Estados Unidos no Brasil (2002-04), Venezuela (2000-02), Bolívia (1998-2000) e República Dominicana (1994-97), e vice-secretária Adjunta de Estado para o México e Caribe. Ela também trabalhou nas representações diplomáticas dos Estados Unidos na Cidade do México, Tegucigalpa, Bogotá, Varsóvia e São Paulo.

Hrinak é membro do Conselho de Relações Exteriores (Council on Foreign Relations), do Hospital do Câncer de Miami e do Conselho Internacionalde Assessores da Fundação Dom Cabral. Ela também é membro do Fórum Internacional da Mulher (IWF – International Women’s Forum) e da Organização das Mulheres no Comércio Internacional (OWIT – Organization of Woman in International Trade). Ela escreve e fala com frequência sobre política externa e questões relacionadas a gênero.

Prêmios recebidos por Donna Hrinak incluem a Ordem do Barão do Rio Branco do governo do Brasil e a Ordem de Duarte, Sanchez e Mella, do governo da República Dominicana; assim como o Career Achievement Award, do Departamento de Estado dos Estados Unidos e o Distinguished Public Servant Award, da Guarda Costeira dos EUA. Em 2005, Donna foi nomeada Empresária Internacional do Ano pelo capítulo do OWIT de Miami.

Hrinak é formada pela Michigan State University, da qual ela também recebeu Doutorado Honorário em Humanidades. Ela também estudou na Universidade George Washington e na faculdade de Direito da Universidade de Notre Dame.