Bertrand-Marc (Marc) Allen

Presidente, Boeing International

Marc Allen é presidente da Boeing Internacional e membro do Conselho Executivo da Boeing.

Como presidente da Boeing Internacional, Allen, 41, é responsável pela estratégia e pelas operações internacionais da empresa, supervisionando 17 sedes corporativas regionais, em mercados-chave ao redor do mundo. Reportando-se ao chairman e CEO, Allen lidera o desenvolvimento das iniciativas de crescimento e de aumento de produtividade da empresa fora dos EUA, bem como de novas parcerias comerciais e industriais. O executivo é responsável também por supervisionar assuntos internacionais, reforçando a presença local da empresa e oferecendo suporte funcional global. Allen foi nomeado para o cargo em 2015.

Anteriormente, Allen foi presidente da Boeing Capital Corporation, subsidiária integral da Boeing que organiza, estrutura e oferece financiamento para aeronaves comerciais e produtos das áreas espacial e de defesa da Boeing. Antes de trabalhar na Boeing Capital, Allen foi vice-presidente da Boeing Internacional e presidente da Boeing China, liderando os negócios da empresa no país a partir do escritório de Pequim. À frente da Boeing China, Allen respondeu pelo maior mercado da empresa fora dos Estados Unidos, em um período em que o ritmo das entregas anuais foi duplicado.

Anteriormente, Allen ocupou a vice-presidência de Assuntos Jurídicos Globais e foi advogado sênior da Boeing Internacional, liderando o grupo de práticas jurídicas internacionais da empresa desde sua formação. Nesse posto, respondia pelas questões legais das operações internacionais da Boeing, aspectos regulatórios relativos a intercâmbio comercial internacional e políticas da indústria e direito internacional, como a disputa sobre subsídios de aeronaves entre os Estados Unidos e as Comunidades Europeias na OMC.

Antes de vir para a Boeing, Allen integrou a equipe da Kellogg Huber, firma de advogados com sede em Washington, D.C., onde representou clientes nacionais e internacionais em litígios comerciais complexos.

O executivo atuou também no setor público, tendo sido nomeado assistente do Juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos Anthony M. Kennedy.

Allen nasceu no sul da Califórnia e formou-se com louvor em ciências políticas, com habilitação em economia, pela Universidade de Princeton e em direito pela Faculdade de Direito de Yale.

Allen é casado e tem quatro filhos.