Antonini Puppin-Macedo

Diretor de Integração Tecnológica Boeing-Embraer
Estratégia Tecnológica Corporativa

Boeing Pesquisa & Tecnologia
Engenharia, Testes e Tecnologia

Antonini Puppin-Macedo é o Diretor de Integração Tecnológica Boeing–Embraer, à medida que a joint venture com a Embraer é desenvolvida. Além disso, ele é integrante da equipe de liderança de Estratégia Tecnológica Corporativa da Boeing.

Ele iniciou sua carreira na Boeing Pesquisa & Tecnologia Brasil (BR&T), desde a sua criação em 2012, coordenando pesquisas e operações. Antonini também foi o diretor geral de 2015 a 2018, onde liderou uma equipe focada em pesquisa e desenvolvimento, internamente na Boeing e em colaboração com parceiros brasileiros e internacionais como parte de ecossistema de inovação global da empresa.

Sob sua liderança, foi criado o Centro de Pesquisa Conjunta Boeing–Embraer para Biocombustíveis Sustentáveis de Aviação, bem como o programa ecoDemonstrador Boeing-Embraer. Em 2016, o programa ecoDemonstrador realizou testes no Brasil utilizando um Embraer E170, onde foram testadas cinco novas tecnologias e, além disso, a Embraer participou do programa B777 de 2018. Nesse período também, o centro de pesquisas no Brasil recebeu a concessão de mais de 25 patentes /segredos industriais e publicou cerca de 50 artigos, em sua maioria em conjunto com parceiros acadêmicos no Brasil.

Antes de ingressar na Boeing, Antonini Puppin-Macedo trabalhou na Embraer por 12 anos, iniciando em um projeto aerodinâmico e passando depois a líder de engenharia aeronáutica em três programas de aeronaves. Ele foi ainda líder de estratégia de produtos da unidade de negócios de aviação executiva e ocupou posições de liderança em projeto conceitual de aeronaves e pesquisa e desenvolvimento. Antes disso, ele também foi chefe da divisão de projetos da Agência Espacial Brasileira e realizou pesquisas de alto impacto nos EUA.

O executivo possui extensa formação acadêmica, é bacharel e mestre em engenharia mecânica pela Universidade de Brasília, mestre e doutor (Ph.D.) em engenharia aeroespacial pela Universidade do Colorado, em Boulder, além de ter feito um curso em liderança empresarial na UCLA. Durante seu doutorado, ele desenvolveu um trabalho sobre dispersão acústica para a Marinha dos EUA e foi pesquisador de pós-doutorado da Divisão de Pesquisa da Força Aérea dos EUA, trabalhando em aeroelasticidade supersônica não-linear.

Atualmente, ele representa a Boeing na comissão de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI-MEI) e participa de diversos grupos estaduais e nacionais de Pesquisa e Desenvolvimento.