• Bertrand-Marc (Marc) Allen

    Presidente, Boeing International

    Marc Allen é presidente da Boeing Internacional e membro do Conselho Executivo da Boeing.

    Como presidente da Boeing Internacional, Allen, 41, é responsável pela estratégia e pelas operações internacionais da empresa, supervisionando 17 sedes corporativas regionais, em mercados-chave ao redor do mundo. Reportando-se ao chairman e CEO, Allen lidera o desenvolvimento das iniciativas de crescimento e de aumento de produtividade da empresa fora dos EUA, bem como de novas parcerias comerciais e industriais. O executivo é responsável também por supervisionar assuntos internacionais, reforçando a presença local da empresa e oferecendo suporte funcional global. Allen foi nomeado para o cargo em 2015.

    Anteriormente, Allen foi presidente da Boeing Capital Corporation, subsidiária integral da Boeing que organiza, estrutura e oferece financiamento para aeronaves comerciais e produtos das áreas espacial e de defesa da Boeing. Antes de trabalhar na Boeing Capital, Allen foi vice-presidente da Boeing Internacional e presidente da Boeing China, liderando os negócios da empresa no país a partir do escritório de Pequim. À frente da Boeing China, Allen respondeu pelo maior mercado da empresa fora dos Estados Unidos, em um período em que o ritmo das entregas anuais foi duplicado.

    Anteriormente, Allen ocupou a vice-presidência de Assuntos Jurídicos Globais e foi advogado sênior da Boeing Internacional, liderando o grupo de práticas jurídicas internacionais da empresa desde sua formação. Nesse posto, respondia pelas questões legais das operações internacionais da Boeing, aspectos regulatórios relativos a intercâmbio comercial internacional e políticas da indústria e direito internacional, como a disputa sobre subsídios de aeronaves entre os Estados Unidos e as Comunidades Europeias na OMC.

    Antes de vir para a Boeing, Allen integrou a equipe da Kellogg Huber, firma de advogados com sede em Washington, D.C., onde representou clientes nacionais e internacionais em litígios comerciais complexos.

    O executivo atuou também no setor público, tendo sido nomeado assistente do Juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos Anthony M. Kennedy.

    Allen nasceu no sul da Califórnia e formou-se com louvor em ciências políticas, com habilitação em economia, pela Universidade de Princeton e em direito pela Faculdade de Direito de Yale.

    Allen é casado e tem quatro filhos.

  • Donna Hrinak

    Vice-presidente, Boeing Internacional
    Presidente, Boeing América Latina e Caribe

    Donna Hrinak foi nomeada presidente da Boeing Brasil em outubro de 2011 e presidente da Boeing América Latina em novembro de 2014. Ela é responsável pelo desenvolvimento e implementação da estratégia da Boeing no Brasil e lidera atividades da empresa, incluindo relações governamentais, identificação de oportunidades de negócios novos e emergentes, liderança de programas de cidadania corporativa e por consolidar o relacionamento da empresa com clientes e parceiros. Hrinak também lidera a estratégia da empresa para incrementar oportunidades regionais de mercado na América Latina. Ela está baseada em São Paulo e se reporta a Marc Allen, presidente da Boeing Internacional.

    Antes de ocupar esses cargos, Donna Hrinak foi vice-presidente Global de Políticas Públicas & Assuntos Governmentais da PepsiCo, Inc. Ela chegou à PepsiCo em 2008, vinda da Kraft Foods, na qual foi diretora de Assuntos Corporativos para a América Latina e a União Européia.

    Antes de entrar para o setor privado, Hrinak fez carreira no serviço diplomático dos Estados Unidos. Ela foi embaixadora dos Estados Unidos no Brasil (2002-04), na Venezuela (2000-02), na Bolívia (1998-2000) e na República Dominicana (1994-97), e vice-secretária Adjunta de Estado para o México e Caribe. Ela também trabalhou nas representações diplomáticas dos Estados Unidos na Cidade do México, Tegucigalpa, Bogotá, Varsóvia e São Paulo.

    Donna Hrinak é membro do Conselho de Relações Exteriores (Council on Foreign Relations), do Diálogo Inter-Americano e da Fundação Dom Cabral. Ela também é membro do Fórum Internacional da Mulher (IWF – International Women’s Forum) e da Organização das Mulheres no Comércio Internacional (OWIT – Organization of Woman in International Trade). Ela escreve e fala com frequência sobre política externa e questões relacionadas a gênero.

    Prêmios recebidos por Donna Hrinak incluem a Ordem do Barão do Rio Branco do governo do Brasil e a Ordem de Duarte, Sánchez e Mella, do governo da República Dominicana; assim como o Career Achievement Award, do Departamento de Estado dos Estados Unidos e o Distinguished Public Servant Award, da Guarda Costeira dos EUA. Em 2005, Donna foi nomeada Empresária Internacional do Ano pelo capítulo do OWIT de Miami.

    Hrinak é formada pela Michigan State University, da qual ela também recebeu Doutorado Honorário em Humanidades. Ela também estudou na Universidade George Washington e na faculdade de Direito da Universidade de Notre Dame.

  • Ana Paula Ferreira

    Diretora de Comunicação, Boeing Brasil

    Ana Paula Ferreira é responsável pela  estratégia de  Comunicação da Boeing no Brasil. Nesta função, está à frente do relacionamento da empresa com a imprensa para promover a imagem da Boeing no Brasil.

    É responsável, também, pelas ações de responsabilidade social corporativa da Boeing no Brasil, trabalhando com ONGS e o governo brasileiro na promoção do engajamento da Boeing em comunidades e iniciativas que fortaleçam a presença da empresa no país.

    Antes de assumir esta posição, Ana Paula foi gerente de Comunicação do consulado dos EUA em São Paulo e, nessa condição, liderava as ações do governo dos EUA junto à imprensa brasileira. Coordenou as visitas ao Brasil dos presidentes Barack Obama e George W. Bush e dos secretários de Estado Colin Powell, Condoleezza Rice e Hillary Clinton.

    Ela trabalhou como repórter, produtora e editora de internacional nas principais redações de TV do país, na sucursal da TV Globo em Washington, DC, e na CBS Telenotícias em Miami.

    Ana Paula é bacharel em Comunicação-Jornalismo e tradutora intérprete.

  • Glaucio Mancini

    Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Brasil

    Glaucio Mancini é diretor de Desenvolvimento de Negócios para a Boeing Defesa, Espaço e Segurança (BDS, na sigla em inglês) no Brasil. Mancini entrou para a BDS em abril de 2012 e atua no escritório da Boeing em Brasília, de onde gerencia as atividades de desenvolvimento de negócios. Ele é responsável também por ampliar o relacionamento da empresa com as Forças Armadas brasileiras e os órgãos responsáveis pelas aquisições de produtos e serviços de defesa, espaço e segurança.

    Trabalha em estreita parceria com Donna Hrinak, presidente da Boeing Brasil, e tem como missão fortalecer os relacionamentos da empresa com os públicos de interesse, posicionando a Boeing para o crescimento de longo prazo.

    Mancini aposentou-se recentemente da Força Aérea Brasileira como tenente-coronel. Ex-piloto de caça, ocupou diversos postos de liderança ao longo de seus 29 anos de carreira militar. Sua experiência inclui ser assessor militar para o governo brasileiro em assuntos relacionados ao poder aéreo e do espaço e líder de projetos operacionais com a equipe da Força Aérea Brasileira, bem como atribuições em treinamento e manutenção.

    É bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea Brasileira e mestre em Engenharia de Sistemas e Comando e Controle pela Universidade George Mason, EUA, e possui MBA em Logística pela Universidade da Força Aérea. É fluente em português e inglês.

  • Antonini Puppin-Macedo

    Diretor geral do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil (BR&T Brasil)

    Antonini Puppin-Macedo é o diretor geral do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil (Boeing Research & Technology – BR&T Brasil), a unidade central de pesquisa desenvolvimento avançados da Boeing Company. Nesse cargo, Puppin-Macedo é responsável por promover iniciativas de pesquisa e desenvolvimento da Boeing em universidades e institutos de pesquisa brasileiros.

    Antes de entrar para a Boeing, em 2012, Puppin-Macedo passou 12 anos trabalhando com design aerodinâmico na Embraer, empresa internacional de aviação aeroespacial sediada em São José dos Campos (SP), onde liderou a equipe de engenharia aeronáutica em três programas. Ele também liderou a equipe de estratégia de produtos da divisão de Jatos Executivos, trabalhou no design conceitual de novas aeronaves e na área de P&D. Na Boeing, iniciou sua carreira na coordenação de pesquisa e operações do BR&T Brasil, e agora também atua como diretor da área.

    O executivo possui um extenso currículo acadêmico em engenharia, com graduação e mestrado em engenharia mecânica pela Universidade de Brasília e mestrado e doutorado em engenharia aeroespacial pela Universidade do Colorado, em Boulder. Durante o doutorado, Puppin-Macedo desenvolveu um trabalho de espalhamento acústico para a Marinha dos Estados Unidos e, em seu pós-doutorado, trabalhou com aeroelasticidade não linear para o Escritório de Pesquisas da Força Aérea americana (US Air Force).