• Resposta ao CEO do Ethiopian Airlines Group, Ato Tewolde GebreMariam, e ao setor de aviação

    26 de março de 2019 - Como engenheiro chefe de um projeto no início de minha carreira, observei meu amigo piloto subir na cabine de pilotagem de um protótipo de aeronave e voar pela primeira vez. Ele pousou em segurança e eu respirei com admiração e alívio - uma lembrança vívida que carrego comigo todos os dias. Saber que a vida de uma pessoa depende do seu trabalho é um sentimento inesquecível e é compartilhado entre todos nós da Boeing. Nós somos fieis aos mais altos padrões de segurança, excelência e integridade em nosso trabalho porque há muito em risco.

    Desde o momento em que soubemos dos recentes acidentes do 737 MAX, pensamos nas vidas perdidas e no impacto causado para as pessoas ao redor do mundo e em toda a comunidade aeroespacial. Todos os envolvidos tiveram que lidar com uma dor inimaginável. Sentimo-nos pequenos diante da sua resiliência e inspirados pela sua coragem.

    Nas semanas que se seguiram ao acidente com o voo 302 da Ethiopian Airlines, as tripulações da companhia aérea demonstraram isso ao continuar atendendo aos passageiros com nobreza e profissionalismo. Como o CEO do grupo da companhia aérea, Ato Tewolde GebreMariam, disse em sua declaração sincera ontem, esta tragédia não define o etíope - e não define a indústria da aviação ou o nosso relacionamento duradouro com sua equipe. Para aqueles de nós que trabalharam com eles ao longo dos anos, isso não é surpresa.

    A Ethiopian Airlines tem uma história gloriosa que se estende por mais de sete décadas. Naquela época, a Ethiopian foi pioneira e líder em nossa indústria, lançando a África na era do jato, conectando o continente com todos os cantos do globo com sua extensa rede e conquistando uma reputação pelo seu serviço e segurança. Mais do que apenas uma companhia aérea, a Ethiopian representa o orgulho e o progresso de um grande povo e um símbolo do Novo Espírito da África.

    Respeitamos e estamos aprendendo com essa experiência. Unimo-nos à equipe etíope para expressar nossos sentimentos e estender nossas mais profundas condolências às famílias, amigos e comunidades dos passageiros e da tripulação.

    Com um valor comum de segurança, estejam certos de que estamos reunindo todos os recursos da Boeing, trabalhando em conjunto incansavelmente para entender o que aconteceu e fazer todo o possível para garantir que isso não aconteça novamente. Todos nós agradecemos à Ethiopian Airlines por seu compromisso e compartilhamos sua determinação de fazer todo o possível para construir um sistema de viagens aéreas ainda mais seguro.

    A Boeing se une a todos os nossos clientes e parceiros para conquistar e fortalecer a confiança e a confiabilidade que o público deposita em nós todos os dias.

    Dennis

    Dennis Muilenburg
    Chairman, Presidente e CEO
    The Boeing Company