• Boeing faz parceria com a Aerion para acelerar as viagens supersônicas

    • Aerion AS2 será o primeiro jato comercial supersônico a ser comercializado
    • Boeing vai fornecer recursos financeiros, de engenharia e manufatura

    CHICAGO,  5 de fevereiro de 2019 - A Boeing anunciou hoje uma parceria com a Aerion, uma empresa pioneira de aeronaves supersônicas de próxima geração, com sede em Reno, no estado de Nevada. Como parte do acordo, a Boeing fez um investimento significativo na Aerion para acelerar o desenvolvimento de tecnologia e a concepção de aeronaves, além de explorar viagens aéreas supersônicas em novos mercados. Os termos do acordo não foram divulgados.

    A Boeing fornecerá recursos de engenharia, fabricação e testes de voo, além de conteúdo vertical estratégico, para levar ao mercado o jato comercial supersônico AS2 da Aerion. O AS2 foi projetado para voar a velocidades de até Mach 1.4 ou aproximadamente 1.600km por hora. Com a capacidade de voar até 70% mais rápido do que os jatos executivos atuais, o AS2 economizará aproximadamente três horas em um voo transatlântico, atendendo os requisitos de desempenho ambiental. O primeiro voo da aeronave está previsto para 2023.

    "A Boeing está liderando uma transformação de mobilidade que conectará com segurança e eficiência o mundo com mais rapidez do que nunca", disse Steve Nordlund, vice-presidente e gerente geral da Boeing NeXt. “Este é um investimento de ponta estratégico e disciplinado para o amadurecimento da tecnologia supersônica. Por meio dessa parceria que combina o conhecimento supersônico da Aerion com a escala industrial global e a expertise em aviação comercial da Boeing, temos a equipe certa para construir o futuro do voo supersônico sustentável. ”

    Fundada em 2003 para desenvolver tecnologias aerodinâmicas novas e mais eficientes para aeronaves supersônicas, a Aerion apresentou seu projeto de jato executivo AS2 de 12 passageiros em 2014. Em 2018, a empresa lançou o design de motor GE Affinity do AS2.

    “A Aerion é a líder do setor elaborando um retorno bem-sucedido e sustentável para o voo supersônico”, disse Tom Vice, presidente do conselho e CEO da Aerion. “O AS2 é o ponto de partida para o futuro do voo supersônico eficiente e em conformidade com as regulamentações. Juntamente com a Boeing, estamos criando um futuro mais rápido e conectado com enormes possibilidades de aumentar a produtividade e o potencial da humanidade. ”

    A Boeing NeXt trabalha com parceiros do setor e agências reguladoras para liderar a introdução responsável de um novo ecossistema de mobilidade. O portfólio da divisão inclui atividades e programas de prototipagem que definirão o futuro da mobilidade urbana, regional e global. Esses programas incluem veículos aéreos autônomos e aeronaves hipersônicas para transporte de passageiros.

    A Boeing é a maior empresa aeroespacial do mundo, líder na fabricação de aviões comerciais e sistemas de defesa, espaço e segurança, além de ser uma importante fornecedora de serviços aeroespaciais governamentais e comerciais. Como a principal exportadora de produtos manufaturados dos Estados Unidos, a Boeing apoia as companhias aéreas e os clientes governamentais dos EUA e aliados em mais de 150 países.