• Boeing nomeia novos líderes e lança negócio de serviços integrados

    Mudanças apoiam a estratégia para fortalecer e desenvolver a empresa e posicioná-la de modo estratégico na indústria global

    São Paulo,  21 de novembro de 2016 - A Boeing anuncia hoje mudanças em cargos de liderança e o lançamento de uma nova unidade de negócios. O chairman, presidente e CEO da companhia, Dennis Muilenburg, nomeou Kevin G. McAllister presidente e CEO da Boeing Aviação Comercial, sucedendo neste cargo o vice-presidente da empresa, Ray Conner. Paralelamente, Muilenburg nomeou Stanley A. Deal como presidente e CEO da Boeing Serviços Globais, uma nova unidade de negócios formada a partir dos grupos de atendimento ao cliente da Boeing Aviação Comercial e Boeing Defesa, Espaço e Segurança. McAllister se junta a Boeing vindo da GE Aviation, braço de aviação do conglomerado General Electric, enquanto Deal é um executivo veterano da Boeing.

    Ray Conner, 61 anos, continuará a atuar como vice-presidente da Boeing até 2017. O executivo trabalhará em estreita colaboração com McAllister nos próximos meses, com a finalidade de fazer a transição das relações entre clientes, fornecedores, comunidade e governo, e assegurar a continuidade do apoio às operações e aos clientes. Conner também oferecerá supervisão e orientação estratégica para a transição da empresa para um negócio único de serviços integrados e continuará envolvido na estratégia de desenvolvimento contínuo de produtos da Boeing Aviação Comercial.

    "Com a aposentadoria de Ray Conner se aproximando e o desafio de atender a um mercado global de serviços em expansão, essas mudanças fortalecerão ainda mais a Boeing e atenderão melhor aos nossos clientes, funcionários, acionistas e outros parceiros nos próximos anos", disse Muilenburg. "Somos imensamente gratos a Ray por sua liderança e contribuições para a Boeing ao longo de quase quatro décadas, e vamos continuar a contar com sua vasta experiência e perspicácia no apoio à liderança e transições de negócios em curso”.

    McAllister, de 53 anos, ingressa na Boeing após 27 anos na GE Aviation, onde desde 2014 atuava como presidente e CEO da GE Aviation Services. Antes disso, como vice-presidente e gerente geral de vendas e marketing global desde 2008, ele foi responsável por obter um crescimento recorde para o negócio da GE de quase US$ 25 bilhões.

    "Kevin é um dos melhores e mais conceituados executivos da indústria e estamos muito felizes por ele se juntar a Boeing e a nossa forte equipe da aviação comercial", disse Muilenburg. "Ele é um líder apaixonado com décadas de conhecimento e experiência em aviação comercial. Ele conhece bem a Boeing, compartilha de nossos valores e compromisso com nosso pessoal, e tem a experiência operacional e de negócios necessária para liderar essa parte vital e em crescimento de nossa empresa".

    A Boeing Serviços Globais reunirá capacidades essenciais atualmente em Serviços para Aviação Comercial e no grupo de Serviços Globais & Suporte da Boeing Defesa, Espaço e Segurança. Embora alguns apoios de frota de clientes de defesa e comerciais permaneçam dentro das duas unidades de negócio existentes, a nova unidade oferecerá um amplo portfólio de serviços avançados e incorporará as capacidades de várias subsidiárias da Boeing, incluindo Aviall e Jeppesen.

    Deal, 52, traz três décadas de ampla experiência aeroespacial para seu novo papel de liderança. Desde 2014, ele atua como vice-presidente sênior do negócio de Serviços para Aviação Comercial da Boeing, apresentando anos consecutivos de desempenho recorde. Anteriormente, foi vice-presidente e gerente geral de Gestão e Operações de Cadeia de suprimentos da Boeing Aviação Comercial, responsável pelos grupos de Gerenciamento de Fornecedores, Fabricação, Sistemas de Propulsão e Qualidade. Deal se juntou à empresa como engenheiro no programa de aeronave militar C-17 e também ocupou cargos seniores em vendas e marketing.

    “Stan é um líder excepcionalmente capaz e experiente e que está perfeitamente preparado para erguer o negócio de serviços integrados da Boeing e para expandir nossa participação em um mercado global de serviços comerciais e de defesa estimado em US$ 2,5 trilhões nos próximos dez anos", disse Muilenburg. "O crescimento substancial de serviços é fundamental para a estratégia da Boeing ao entrarmos em nosso segundo século, e essa mudança é um fator chave para acelerar nossos esforços e proporcionar valor crescente para os nossos clientes".

    Deal começará finalizando e executando imediatamente planos detalhados e deliberados para estruturar e organizar o novo negócio, garantindo que todos os compromissos de cliente a curto prazo sejam cumpridos e o valor seja maximizado a longo prazo. Durante a transição ele trabalhará em estreita colaboração com o vice-presidente Ray Conner e com a presidente e CEO de Defesa, Espaço e Segurança, Leanne Caret.

    A Boeing Serviços Globais está programada para começar a operar como a terceira maior unidade de negócios da empresa até o terceiro trimestre de 2017, com um pequeno grupo central sediado em Dallas, onde a Aviall tem atualmente presença considerável. Embora os detalhes específicos do negócio e as demais atribuições de liderança ainda estejam por ser anunciados, a grande maioria do trabalho realizado pela Boeing Serviços Globais deverá permanecer em localidades existentes.

    Deal e McAllister se juntaram à Caret como líderes de unidades de negócios reportando diretamente a Muilenburg. Eles também irão se juntar ao Conselho Executivo da empresa, sendo que as nomeações entram em vigo a partir de hoje.

    Informações adicionais para repórteres e editores

    Engenheiro de materiais, McAllister se juntou à GE em 1989, vindo da fornecedora aeroespacial, Howmet Corporation, onde desempenhou vários cargos de liderança de engenharia no desenvolvimento de produtos, fabricação e desenvolvimento de tecnologia. Formado pela Universidade de Pittsburgh, ele também é presidente da diretoria da ORBIS International, uma organização sem fins lucrativos comprometida com tratamento oftalmológico acessível, barato e sustentável em todo o mundo.

    Conner é vice-presidente corporativo desde 2013, e presidente e CEO da Boeing Aviação Comercial desde 2012. Um veterano da empresa, com 39 anos de experiência, ele começou como mecânico no programa 727 e atuou em funções que abrangem produção, gestão de programas, gestão de cadeia de suprimentos, e vendas e marketing. Um forte entusiasta do poder da educação, ele tem sido uma força motriz nos esforços para preparar os estudantes locais do ensino médio com habilidades técnicas aplicáveis para empregos bem remunerados na fabricação aeroespacial e no fortalecimento da capacidade de universidades do estado de Washington, Estados Unidos, para produzir formandos de engenharia e ciência para manter um setor aeroespacial dinâmico.

    A unidade de Serviços para Aviação Comercial que Deal liderou desde 2014, tem mais de 12 mil funcionários em todo o mundo, oferecendo às companhias aéreas e empresas de leasing o maior portfólio de suporte e serviços da indústria. Estes incluem suporte ao cliente 24/7, treinamento de voo e manutenção, peças de reposição, soluções de manutenção e engenharia, conversões e upgrades de aeronaves, planejamento de voo, agendamento de tripulação digital, análise avançada de dados e uma ampla gama de soluções para aumentar a eficiência do cliente.

    A unidade de Serviços Globais & Suporte, com mais de 13 mil funcionários em 295 localidades, oferece um espectro completo de ofertas para clientes militares e governamentais em todo o mundo, incluindo treinamento, gerenciamento de cadeia de suprimentos, modernização de aeronaves, sustentação de plataformas e otimização de dados. A empresa é a maior fornecedora de logística baseada no desempenho do Departamento de Defesa dos EUA e é líder da indústria no fornecimento de soluções de sustentação para plataformas Boeing e não-Boeing selecionadas.

    Siga-nos no Twitter @Boeing, @BoeingBrasil
    Mais informações: www.boeing.com, www.boeing.com.br